Crianças – Segurança a bordo – Lufthansa

São vários os pais que no questionam sobre como garantir a segurança das suas crianças a bordo dos aviões, já que regra geral nestes não são autorizados os sistemas de retenção (vulgo cadeirinhas) utilizados por estes nos carros.

Para ajudar a tirar algumas dúvidas, deixamos aqui informação sobre este tema prestada pela Lufthansa e aplicável aos voos desta companhia:

As vantagens na utilização de sistemas de retenção para crianças
Os sistemas de retenção para crianças podem ser utilizados a bordo de modo a aumentarem a segurança de bebés e crianças pequenas (até aos 7 anos de idade). A sua utilização é feita numa base completamente voluntária.

Condições de utilização
A companhia aérea não disponibiliza sistemas de retenção para crianças (SRC). Estes, na eventualidade de serem utilizados, são propriedade dos acompanhantes adultos e são, como tal da sua responsabilidade. Ao transportar a bordo um sistema de retenção para crianças adequado, o acompanhante adulto confirma que:

– Tem conhecimento, e está a cumprir com as Condições Gerais de Transporte da companhia aérea
– O SRC está entre os modelos aprovados pela Lufthansa (ver tabela)
– O SRC está em perfeitas condições de funcionamento; está familiarizado com as instruções de utilização e instalação do sistema em aviões fornecidas pelo fabricante e consegue instalar o sistema de retenção para crianças no assento do avião recorrendo apenas ao próprios meios. O pessoal de terra ou de bordo da companhia aérea não poderá verificar o sistema e/ou auxiliar na sua instalação.
– Concorda que o SRC deverá ser registado como bagagem pessoal se este não puder ser instalado de maneira adequada no assento do avião.

Items a tomar nota ao reservar/ comprar um bilhete/ fazer o check-in
A utilização de sistemas de retenção para crianças (SRC) não é paga. No entanto, e uma vez que o SRC terá de ser instalado num assento do avião, terá de adquirir um bilhete de CRIANÇA (mesmo que criança a utilizar o SRC tenha idade inferior a dois anos), de modo a dispor de um lugar onde colocar o SRC.

Os outros passageiros não poderão ser incomodados devido à utilização de um SRC e este não poderá bloquear o corredor, de modo a garantir a circulação no caso de uma evacuação de emergência. Assim, terão de ser observadas as seguintes regras no embarque e na atribuição do lugar:

Em regra, é atribuido à criança num SRC um lugar de janela; o adulto acompanhante terá obrigatóriamente de estar sentado ao lado da criança

Nos aviões com dois corredores é também possível reservar um lugar na fila entre corredores

Não é possível atribuir um lugar nas filas de emergência

Durante o embarque, os passageiros com bebés poderão embarcar em primeiro lugar (pre-boarding)

Sistemas para retenção de crianças apropriados
De seguida apresentamos-lhe uma lista com os sistemas para retenção de crianças apropriados para a utilização a bordo

Aplicável
- Todos os voos operados pela Lufthansa Classic (voos regulares Lufthansa), Lufthansa Italia e Lufthansa Regional
– Voos operados em nome da Lufthansa pela Cimber Air, Cirrus Airlines, DC-Aviation, OLT e PrivatAir
– Para todas as outras companhias, incluíndo os parceiros da Lufthansa na Star Alliance, pedimos-lhe o favor de contactar directamente a companhia aérea em questão”