Embarque com telefone ou PDA

Os passageiros da Continental Airlines no aeroporto de Houston estão a testar uma nova forma de embarque usando os seus telefones ou PDA’s, dispensando o uso do tradicional cartão de embarque em papel. Este sistema de embarque vai ser testado durante 3 meses e pode ser expandido a outros aeroportos americanos em caso de sucesso.

Os passageiros na altura do embarque em vez de mostrarem o seu cartão de embarque em papel, mostram uma mensagem com um código bi-demensional que contem o nome do passageiro e a informação do voo. Esse código é aceite em substituição do cartão tradicional perante a companhia aérea e a TSA (Transportation Security Administration). Continua no entanto a ser necessário mostrar um documento com fotografia. Caso o passageiro perca o seu telefone ou PDA, pode sempre solicitar a emissão do cartão de embarque tradicional nos balcões da companhia.

Este sistema de embarque, segundo informações da IATA (International Air Transport Association), deverá ser aplicado brevemente a nível mundial, fazendo parte de um conjunto alargado de medidas que visam tornar totalmente electrónico a gestão de bilhetes e cartões de embarque.