ESTA – Electronic System for Travel Authorization (Sistema de Registo Electrónico para Autorização de Viajar)

Os portugueses que pretendam viajar para os Estados Unidos, como turistas ou em viagens de negócios ou de visita a familiares estão isentos de visto, mas devem requerer uma autorização de viagem online, antes de adquirirem o seu bilhete de transporte.

Se o passageiro tiver um passaporte português emitido depois de 2001, continuará a não necessitar de visto de entrada, mas terá de preencher um formulário electrónico e aguardar uma resposta.

A partir de 12 de Janeiro de 2009, os viajantes ao abrigo do programa de isenção de vistos que não requeiram autorização para viajar através do ESTA (Electronic System for Travel Authorization) podem ter a sua entrada negada.

O preenchimento deverá ser feito através da Internet. O sistema de acesso na página electrónica pedirá que responda a questões básicas sobre dados pessoais e de elegibilidade, as mesmas que se encontram mencionadas no formulário I-94W em papel, não sendo requeridos quaisquer outros dados além desses.

A autorização deve ser preenchida e obtida até três dias antes da viagem, mas o melhor é obter a autorização com mais antecedência, até antes de reservar a viagem.

Procedimento:

Entrar na página do ESTA (https://esta.cbp.dhs.gov) e preencher o formulário. O sistema pedirá respostas básicas de identificação semelhante às dos formulários que se preenchem antes do desembarque em portos e aeroportos dos EUA.

Logo que se tenha a viagem autorizada imprimir o documento, que se deverá juntar ao passaporte e apresentar, se solicitado, à saída de Portugal ou no controlo fronteiriço nos EUA. Se o sistema responder ‘Viagem não autorizada’ o passageiro deverá solicitar um visto de não-imigrante no consulado mais próximo ou na Embaixada em Lisboa.

Se o sistema responder ‘Autorização pendente’ deverá voltar à Internet dentro de 72 horas para receber a resposta final.
Estas autorizações são válidas por dois anos, a contar da data em que são obtidas e são válidas para múltiplas entradas nos EUA, não sendo necessário nesse prazo solicitar nova autorização. Se o passaporte caducar terá de ser solicitada uma nova autorização.

Para informações mais detalhadas queira aceder a:
http://portugal.usembassy.gov/visas-portuguese/vistos-de-no-imigrante/esta_port.html

http://travel.state.gov/visa/temp/without/without_1990.html