Medicina do Viajante

Ficam aqui apresentadas algumas dicas de medicina do viajante:

As consultas de Medicina das Viagens são efectuadas no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, no Hospital de São Bernardo em Setúbal, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, no Centro de Saúde dos Guindais, no Porto e no Centro de Saúde de Faro.

As consultas são efectuadas por médicos especialistas em Doenças Infecciosas e em Medicina Tropical, que se responsabilizam pela componente de medicina das viagens, e dispõem de médicos especialistas em Dermatologia e Pediatria, responsáveis pelas consultas dedicadas aos aspectos dermatológicas e pediátricos dos viajantes.
Os principais objectivos da consulta são:
– Aconselhar os viajantes sobre as medidas preventivas a adoptar antes, durante e depois da viagem. Estas medidas incluem a vacinação, prevenções medicamentosas, medidas de higiene individual, da água e dos alimentos, cuidados a ter com as temperaturas extremas e com a luz solar, informação sobre as condições locais de assistência médica e segurança, aconselhamento sobre a farmácia individual do viajante, e outras.
– Avaliar as condições de saúde do viajante antes da viagem: existem viajantes que necessitam de avaliação e aconselhamento especiais, nomeadamente as crianças, as grávidas, os idosos, e os indivíduos com doenças crónicas sob medicação (como, por exemplo, diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, renais, etc).
– Prestar assistência médica aos viajantes depois da viagem, não só para diagnosticar possíveis problemas de saúde contraídos durante a deslocação (incluindo “check up” laboratorial), mas também como controlo periódico de indivíduos com longas estadias em áreas onde o risco de contrair uma doença é maior.
A Consulta aconselha medicação preventiva da malária e administra várias vacinas, incluindo a da febre amarela com passagem do respectivo certificado internacional.

O Laboratório de Patologia Tropical (LPT) integra um grupo de técnicos de saúde com formação e experiência em Medicina Tropical, trabalhando no diagnóstico biológico das doenças tropicais. A experiência de trabalho, no de Higiene e Medicina Tropical e em países tropicais, está ao serviço da comunidade científica e de quem recorre ao Instituto de Medicina Tropical. As áreas de trabalho abrangem os Serviços à Comunidade, a Formação e Ensino e o apoio à Investigação. O LPT realiza anualmente milhares de análises, pedidas pela Consulta do IHMT, por hospitais ou directamente por doentes que nos procuram. Parte considerável das análises é especializada em patologia tropical, em particular parasitologia.

Endereços

Na Zona Lisboa e Vale do Tejo:
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Rua da Junqueira, 96
Lisboa
Horário: dias úteis, das 9 às 13 e das 14.30 às 16.30.
Marcação pelo telefone 21 362 75 53
http://www.ihmt.unl.pt/
Hospital de São Bernardo (Setúbal) Telefone: 26 554 90 85

Na Zona Norte:
Centro de Saúde dos Guindais (consulta de viajante)
Rua Arnaldo Gama, 64
4000 Porto
Telefone: 22 200 25 40
Horário: dias úteis, segunda-feira e quarta-feira
Inscrições das 9H00 às 10H30, 14H00 às 15H30 (limite de manhã: 40 utentes e à tarde 30 utentes)
Na Zona Centro:
Hospitais da Universidade de Coimbra
Consulta de Medicina do Viajante
Serviço de Doenças Infecciosas
Avenida Bissaya Barreto
3000-075 Coimbra
Horário de funcionamento: dias úteis das 9-13 horas
Marcações pelo telefone: 23 940 04 88
http://www.huc.min-saude.pt/

Na Zona Sul:
Centro de Saúde de Faro
Telefone: 28 983 03 51 – 28 983 03 48

Fonte: APAVT