Medidas de Segurança – Actualização

São estas as medidas de segurança em vigor nos transportes aéreos:

DO REINO UNIDO

As Autoridades do Reino Unido impuseram os procedimentos abaixo indicados para todos passageiros de voos com início/transferência num aeroporto do Reino Unido.

Por cada passageiro só permitido UMA bagagem de mão, com as seguintes medidas máximas: comprimento 45cm, largura 35cm e profundidade 16cm (incluindo rodas, pegas, bolsas laterais e frontais, etc.) e 5 kg de peso. Não são permitidos líquidos que qualquer tipo, excepto:

* Medicamentos essenciais em liquido suficiente para o voo (ex: kit diabetes), desde que autênticos depois de verificação; e
* Leite para bébé e comida de bébé liquida suficiente e essencial para o voo (o conteúdo de cada garrafa ou frasco tem de ser experimentado pelo adulto que acompanha o bébé).

NOTA : Adicionalmente aos artigos proibidos de conhecimento geral são igualmente proibidos:

* gel e sprays para cabelo,
* pasta dentes,
* loções,
* cremes,
* creme de barbear,
* misturas liquidas/sólidas em frasco pressurizado,
* perfumes,
* desodorizantes,
* aerossóis,
* sopas,
* xarope,
* bebidas, e
* os cosméticos e todos os produtos de higiene pessoal.

Atenção

* não é permitido o transporte de fósforos e isqueiros na bagagem de porão. Apenas é aceite uma caixa de fósforos na bagagem de cabina.
* os produtos adquiridos no Duty-Free no lado ar podem ser transportados na cabina, excepto artigos líquidos para voos com destino aos EUA.
* todos os computadores e equipamentos eléctricos de grandes dimensões devem ser removidos da bagagem e colocados nos tabuleiros para rastreio.

DOS ESTADOS UNIDOS

As Autoridades dos Estados Unidos impuseram os procedimentos abaixo indicados a aplicar a todos os voos com saída dos Estados Unidos.

Não são permitidos líquidos que qualquer tipo, excepto:

* Medicamentos essenciais em liquido suficiente para o voo (ex: kit diabetes), desde que autênticos depois de verificação;
* Leite para bébé e comida de bébé liquida suficiente e essencial para o voo (o conteúdo de cada garrafa ou frasco tem de ser experimentado pelo adulto que acompanha o bébé).

NOTA : Adicionalmente aos artigos proibidos de conhecimento geral são igualmente proibidos: gel e sprays para cabelo, pasta dentes, loções, cremes, creme de barbear, misturas liquidas/solidas num frasco pressurizado, perfumes, desodorizantes, aerossóis, sopas, xarope, bebidas, etc. São proibidos igualmente os cosméticos e todos os produtos de higiene pessoal.

Todos os computadores e equipamentos eléctricos de grandes dimensões devem ser removidos da bagagem e colocados nos tabuleiros para rastreio.

DE PORTUGAL

O Instituto Nacional da Aviação Civil, através da comunicação “Medidas Adicionais de Segurança Nº 19”, de 10 de Agosto de 2006, estabeleceu os seguintes procedimentos para todos passageiros/bagagem de cabina de voos com destino ao Reino Unido e Estados Unidos da América.

* por cada passageiro só permitido UMA bagagem de mão.
* proibição de transporte de garrafas e/ou recipientes que contenham líquidos ou “gel” cujo teor não possa ser comprovado
* inspecção visual de todos os artigos electrónicos.

Sempre que viaja consulte as autoridades aeronáuticas, companhia de aviação ou agência de viagem, dado que estas medidas podem sofrer alterações.