Novo Aeroporto de Lisboa a ser construído em Alcochete

Segundo artigo do Jornal de Negócios, o novo aeroporto de Lisboa vai ser em Alcochete. Por ser uma notícia marcante para o panorama turístico nacional aqui fica o excerto da notícia.

“O primeiro-ministro José Sócrates confirmou hoje que o Governo decidiu construir o novo aeroporto em Alcochete, uma vez que esta é a opção técnica e financeiramente mais favorável.

“Dada a importância desta infra-estrutura, resolvi eu próprio dar-vos conta” da decisão do Governo quanto à localização do novo aeroporto internacional de Lisboa, disse Sócrates. O primeiro-ministro diz que o estudo do LNEC apontou que o aeroporto poderia ser construído quer na OTA ou em Alcochete, mas aponta mais vantagens para Alcochete.

Adiantou que o relatório não deixa margem para dúvidas e que a localização em Alcochete é aquela que do ponto de vista técnico e financeiro é a mais favorável.

“É com base nesta localização que o governo decidiu”, disse Sócrates. Acrescento que decidiu aprovar as conclusões do relatório do LNEC, em nome da urgência da tomada de decisão para Portugal.

Do ponto de vista técnico e financeiro Alcochete é “globalmente mais favorável” do que a Ota, de acordo com o estudo do LNEC, citado pelo primeiro-ministro José Sócrates.

O LNEC refere que a conclusão assenta essencialmente no facto de Alcochete ganhar à Ota em “quatro dos sete factores críticos de decisão”.

“Segurança, eficiência e capacidade das operações do tráfego aéreo”; “sustentabilidade dos recursos naturais e riscos”; “compatibilidade e desenvolvimento económico e social”; “avaliação financeira” são os quatro factores em que a localização do aeroporto em Alcochete se apresenta mais favorável, segundo o LNEC.

A Ota vence nos restantes três: “conservação da natureza e biodiversidade”; “sistemas de transportes terrestres e acessibilidades”; e “ordenamento do território”. “

Artigo completo do Jornal de Negócios.