Olhares sobre Les Arcs

A estância de Les Arcs, nos Alpes Franceses, é composta por diversas vilas espalhadas pela montanha, nomeadamente, Arc 1600, Arc 1800, Arc 1950 e Arc 2000. Cada vila tem a sua identidade própria, mas partilha com todas as outras o domínio esquiável. Este paraíso dos desportos de neve está ainda ligado ao domínio de La Plagne, através do Vanoise Express. Este imenso domínio (um dos maiores dos Alpes) tem o nome de Paradiski.

Hoje vamos centrar a nossa atenção em Arcs 1950, a cerca de 3 horas de autocarro de Genéve, é uma vila recente, feita de raíz, misturando os elementos de uma típica vila Alpina, com o espírito das estâncias de ski americanas. Em Arc 1950 vamos encontrar uma mistura de alojamentos de grande qualidade, com apartamentos decorados ao estilo alpino, muitos deles com lareira, acesso directo às pistas, guarda-skis, jacuzzi exterior, piscina aquecida interior e exterior, etc etc etc.

Arc 1950 tem como uma das suas principais características o não ter trânsito automóvel, as suas ruas são apenas transitadas por pessoas a pé ou de ski/snowboard. Tudo na vila está a curta distância, desde o supermercado, à farmácia, aos restaurantes de especialidades francesas e internacionais. Arc 1950, é muito apropriada para famílias, já que a mesma é completamente lisa, facilitando o transporte dos mais pequenos.

A vila está ainda num ponto central de acesso ao domínio Paradiski, com pistas para todos os níveis. Se está a comerçar pode ainda optar por se inscrever na escola de ski da vila. Caso pretenda apenas passear, Arc 1950 tem à sua disposição meios mecânicos para passeios por algumas das suas montanhas mais altas, muitas delas com vistas para o Monte Branco.

A qualidade da neve está garantida pela altitude da vila, a variedade das pistas e a extensão do dominio Paradiski, garante-lhe sem dúvida uma semana de ski variado. Entre pistas de border cross, pistas no meio das árvores (a caminho de La Plagne), ou enormes auto-estradas, existe concerteza uma pista ao seu gosto neste domínio.

Mas melhor que as palavras, deixamos algumas fotografias de Arc 1950 e Les Arcs em geral:

img_0884 img_0902
img_0941 img_0953
img_0989 img_1048