Olhares sobre Munique

Munique, capital da Baviera, ao Sul da Alemanha, e terceira maior cidade do país é conhecida pelas suas Igrejas, monumentos, salsichas, cervejas e pelo mundialmente famoso Oktoberfest (este ano a decorrer entre os dias 29 de Setembro e 4 de Outubro).

É uma cidade com um encanto muito próprio, com inúmeros espaços verdes, parques, zonas apenas para peões, caminhos para bicletas, esplanadas, etc etc etc. Fica a pouco menos de 3 horas de voo de Lisboa, e conta com ligações diárias directas da Tap e da Lufthansa entre outras opções.

Munique é ainda segundo o site do Turismo Alemão:

“Munique está aninhada entre a arte e a cerveja, assim como um vilarejo se aninha entre dois morros”. Originalmente escrito por Heinrich Heine há cerca de 150 anos, estas palavras continuam traduzindo a realidade desta cidade, até os dias de hoje. Com a oktoberfest e a ópera, a cervejaria Hofbräuhaus e as galerias de arte da pinacoteca (Pinakothek), a BMW e o Bayern Munique (time de futebol), a cidade consegue unir antigas tradições bávaras com uma vibrante vida moderna. Munique é realmente um sonho, no sul da Alemanha.”

“Com seus famosos domos em forma de cebola, a igreja gótica do século XV, Nossa Senhora (Frauenkirche”), é o marco inconfundível da cidade de Munique. Próximo de lá, na praça Marienplatz, o carrilhão toca três vezes ao dia. A poucos metros está a mais famosa taverna do mundo, a cervejaria Hofbräuhaus. Outro ponto de atração é o centro Olímpico, onde foram realizados os jogos olímpicos de 1972.”

“A Pinacoteca Moderna (Pinakothek der Moderne) apresenta modernas e contemporâneas pinturas e esculturas, jóias, artes gráficas, bem como a coleção do museu de arquitetura, todos juntos, sob um mesmo teto. Juntamente com a Pinacoteca Antiga (Alte Pinakothek), a Pinacoteca Nova (Neue Pinakothek) e o museu Glyptothek, de esculturas gregas e romanas, a coleção de antiguidades e a Lenbach House (galeria de arte), todos oferecem uma exclusiva coleção de artes. O museu alemão, com sua filial, Verkehrszentrum (centro de transportes) é um museu pioneiro, que traz tudo sobre a mobilidade.”

Mas melhor que as palavras deixamos alguns olhares sobre a cidade:

img_1471 img_1496
img_1645 img_1672
img_1685 img_1719
img_1737 img_1741

Não espere mais, vá a Munique!