Praga de Ouro

praga.jpgPraga é a cidade encantada de pontes, catedrais, torres douradas e cúpulas de igrejas, mas também uma moderna metrópole europeia, que se reflecte há mais de dez séculos na superfície das águas do rio Vltava. Praga é a cidade onde os mais variados estilos arquitectónicos se mostram numa simbiose única, uma metrópole cheia de ruelas românticas, o tesouro de arquitectura do centro histórico. No decorrer do primeiro passeio pela cidade, apercebemo-nos de que o desenvolvimento da arquitectura europeia passou por aqui deixando fantásticos objectos representantes de cada um dos estilos arquitectónicos. Podemos admirar construções em estilo românico, gótico, renascença, barroco e classicista ou inúmeros elementos de pseudo-estilos ou de Arte Nova. Além disto, Praga é igualmente uma cidade verde. Por exemplo, pela encosta que leva ao Castelo, é até hoje visível, a preocupação dos arquitectos barrocos em combinar a construção dos palácios com a traça de jardins cheios de pavilhões, pérgulas e caramanchões.

Praga está enquadrada por quinze pontes grandes. Catorze delas encontram-se sobre o rio Vltava, e uma delas, a uma grande altura, atravessa o vale de Nusel. A mais antiga e valiosa, construída em 1357, é conhecida pelo nome do seu fundador Carlos IV. Ela não nos passará despercebida ao percorrermos o chamado Caminho Real, o percurso turístico mais afamado, que nos leva do centro da cidade ao Castelo de Praga.

Um dos mais impressionantes e fotogénicos panoramas do Castelo abre-se precisamente da cabeça da Ponte de Carlos. O efeito panorâmico do Castelo deve-se ainda ao facto nele podermos descobrir quase todos os estilos históricos. Sem exagerar podemos afirmar, tratar-se do desfile perante os nossos olhos de um milénio de arquitectura europeia.

Outros panoramas sobre a cidade oferecem-nos recantos de muitas ilhas rodeadas pelo rio Vltava. Apesar destas ilhas e ilhotas não serem muito interessantes, desempenham uma função importante como espaço verde urbano, oferecendo um espaço de lazer e de relaxação em plena cidade barulhenta.

Na capital checa encontram-se ainda numerosos teatros, salas de concertos, espaços para exposições, museus e galerias. Não é por acaso que se diz, que Praga tem tantas faces como cada um pode desejar. E, a cada um dos veraneantes, ela mostra uma das suas encantadoras faces …

Consulte o nosso programa de short-break para Praga. Pode ainda consultar o site oficial do Turismo Checo.