Telemóveis a bordo da Tap

Após inúmeras notícias sobre o uso de telemóveis a bordo de aviões em diversos orgãos de comunicação social e no nosso próprio blog, nomeadamente aqui, fomos testar o serviço da TAP. Conforme é referido nesse post do nosso blog, a Tap instalou no “Almeida Garrett” (um A319) o sistema OnAir.

Ao embarcarmos no avião em Lisboa, com destinos ao Funchal, notamos desde logo a existência de dois cartazes a publicitar o serviço na classe executiva. Na classe enconómica não existia nenhuma menção a tal serviço, no entanto um detalhe salta à vista, o sinal de “proíbido fumar” foi transformado ao longo de todo o avião em “Please turn off” com um icone de um telefone.

Após a descolagem foram distribuidos aleatóriamente panfletos onde era explicado que este era um voo com cobertura telefónica, e onde poderiam ser usados telemóveis para fazer chamadas e enviar mensagens assim que fosse desligado o sinal “Please turn off”. Este supostamente seria desligado quando o avião fosse em altitude cruzeiro.

Os panfletos distribuídos davam uma breve descrição do serviço, explicando que se tratava de um serviço seguro para o avião e para os instrumentos de navegação, assim como explicavam como utilizar o serviço, e referiam que as tarifas a aplicar eram calculadas segundo os custos de tarifas internacionais de roaming.

De referir que neste percurso não testamos o serviço, já que por algum problema técnico, ou por esquecimento, o sinal de “Please turn off” esteve sempre activo.

Fizemos novo voo, desta feita do Funchal para Lisboa, onde já pudemos testar o serviço, tanto em voz como em mensagens. Podemos dizer que funciona na perfeição. Apenas não conseguimos fazer nenhum envio de MMS’s. De notar no entanto que neste voo não foram distribuidos nenhuns panfletos informativos do serviço.

Estamos perante um serviço em teste, que apresenta algumas lacunas, nomeadamente ao nível da informação tarifária, já que não se sabe concretamente quanto vai custar determinada chamada ou mensagem, nem tão pouco quanto custa o tarifáro de dados.

Fica aqui uma cópia do texto do panfleto informativo:

Mobile OnAir Telemóveis a bordo

Sabia que esta aeronave está equipada com um servço que permite usar o seu telemóvel ou outros aparelhos semelhantes, para trocar mensagens escritas, aceder ao seu email ou fazer e receber chamadas, tudo no conforto do seu assento TAP?

Durante um período de 6 meses, a TAP em associação com a Mobile OnAir, vai testar um novo serviço que permite o uso do seu telemóvel GSM ou outros aparelhos semelhantes, para que esteja contactável durante o voo.

Mobile OnAir não compromete a segurança do voo

Esta aeronave dispõe de uma rede própria a bordo, nao existindo qualquer risco de interferência com o equipamento e aparelhos da aeronave.

Como usar este serviço?

  • Durante o voo, sempre que vir o sinal de “please turn off” desligado, pode usar o seu telemóvel ou equipamento semelhante como se estivesse em terra
  • De acordo com os procedimentos de segurança da cabine, note que o uso de qualquer aparelho electrónico, incluindo o telemóvel, é proibido durante a descolagem e a aterragem. Durante estes períodos, a luz “please turn off”, situada acima da sua cabeça, estará acesa e deverá desligar o seu telemóvel.

Quanto custa?

As tarifas Mobile OnAir são estipuladas pela sua operadora de acordo com as tarifas internacionais de roaming. O custo das chamadas aparecerá na sua conta de telemóvel.”

Se precisar de ajuda para usar o seu telemóvel durante o voo, não hesite em chamar a tripulação, ou visite www.onair.aero.”