Telemóveis a bordo da Tap – Continuação

Temos novidades sobre o uso de telemóveis a bordo dos aviões da Tap!

Como devem estar recordados demos diversas notícias sobre a utilização de telemóveis a bordo dos aparelhos da Tap (aqui, aqui). Chegamos mesmo a testar este serviço para o Blog (podem ler aqui).

Pois hoje, a Tap anuncia o alargamento do período de testes deste serviço. Nas palavras da companhia:

“Ligar para terra enquanto se está no ar! Alargámos o período de testes!

Efectuar ou receber chamadas de voz ou enviar mensagens através do seu próprio telemóvel a bordo do Airbus 319 «Almeida Garrett» da TAP.

Fruto de uma parceria com a empresa Mobile OnAir, a TAP começou a testar esta nova funcionalidade em Agosto de 2008.

Este sistema permite aos passageiros da TAP efectuar ou receber chamadas de voz, enviar mensagens SMS e de correio electrónico, através da utilização dos seus próprios telemóveis. Só precisam de ter um acordo standard de roaming internacional com o seus operadores, em que os valores cobrados por comunicação são iguais aos cobrados em terra.

A TAP é uma das Companhias pioneiras, e a primeira da Star Alliance, a oferecer o Mobile OnAir aos seus clientes.

Este serviço está disponível apenas num avião A319, o CS-TTL, “Almeida Garrett”, que opera nas rotas de médio curso, e está equipado com a sofisticada rede móvel cuja qualidade e estabilidade de comunicação foi melhorada.

Os clientes da TAP que viajem nesta aeronave, para um dos destinos de médio curso da Companhia, vão poder aceder a esta nova facilidade até 30 de Junho de 2010.

A instalação do novo sistema no avião da TAP foi concretizada na íntegra pelas equipas de Manutenção e Engenharia da Companhia.

Concebido pela Airbus e certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), esta tecnologia consiste na colocação de uma avançada rede local GSM dentro da aeronave, com uma potência de transmissão muito baixa, que possibilita o uso de telemóveis, com a máxima segurança e sem interferências nos sistemas de navegação, quando o avião atinge a fase de cruzeiro – acima dos 4 mil metros – através de ligações ar-terra e terra-ar asseguradas por canais de comunicações via satélite.”

Esperemos mais novidades da companhia, nomeadamente o acesso à Internet a bordo. Estará para breve?