CIDADES - ESCAPADELAS - ZAGREB

ZagrebCapital da Croácia, situada a 118 km a sueste de Ljubljana. A cidade era constítuida primitivamente por duas cidades gémeas, construídas numa colina sobranceira à planície fluvial do Sava. Gradec (ou Gornji Grad, que significa "cidade pequena") foi outrora uma cidade real, fortificada no século XIII para resistir aos ataques dos Tártaros; parte das suas muralhas e portas medievais ainda hoje se conservam. A cidade possui belas igrejas e palácios góticos barrocos. Kaptol, uma povoação de origem eclesiástica, situada já na encosta da colina, é dominida pela filigrana das agulhas da catedral e pelo Paço Episcopal, fotificado.

Os edíficios de cores pastel de Gradec e Kaptol contrastam com as construções de pedra cinzenta do centro da cidade, ou DonjniGrad, erigido no século XIX; a partir da década de 1960, a cidade desenvolveu-se muito em terrenos situados na margem oposta do Sava, onde se construíram novos edíficios comerciais e administrativos, uma universidade, as instalações da feira, centros comerciais e grandes prédios de habitação e hotéis.

Zagreb possui vários museus. É também servida por um eficiente sistema de transportes, que a tornam um centro turístico importante com acesso fácil aos montes de Zagorje, aos lagos de Plitvice e às estâncias de ski de Sljeme (1030 m).

Já conhece a nossa Galeria de Imagens de Zagreb?

O QUE VER E FAZER?

Zagreb convive permanentemente com uma parte da cidade medieval conservando as suas marcas, mas uma outra parte segue o ritmo do tempo; as duas partes encontram-se e o encanto aparece, como por magia. Comece a visita através do contacto directo com a cultura do país no Dolac, o mercado de verduras onde as cores se misturam oferecendo um verdadeiro arco-íris animado.

Perto do mercado encontra-se a Catedral de São Estevão. A igreja data do XX, pois a original, do século XIII, foi destruída por um tremor de terra em 1880. No interior da catedral, podem ser encontrados restos da antiga igreja, incluindo figuras do século XIII, altares de mármore e um púlpito barroco. Depois poderá visitar o Palácio Arcebispal e umas fortificações do século XVI construídas para a defesa contra os Turcos. Na Torre Lotrscak poderá andar pelo funicular que liga as partes alta e baixa da cidade, oferecendo magníficas vistas panorâmicas.

No Muzejski Proctor uma importante galeria, poderá apreciar exposições interessantes. A Igreja de São Marcos, inconfundível com o tecto de azulejos pintados e a Igreja de Santa Catalina constituem locais de interesse turístico.

A Assembleia Nacional Croata ou Sabor, encontra-se em Zagreb, podendo ser visitada, se o desejar. Se aprecia museus, sugerimos uma visita à Galeria Strossmayer, que contém belíssimas pinturas e a Baska Slab, da ilha de Krk, uma das inscrições mais antigas no idioma croata; ao Museu Arqueológico que oferece peças pré-históricas, medievais e múmias egípcias, assim como, um jardim com esculturas romanas. Poderá deslocar-se até Ban Jelačić, a avenida mais movimentada de Zagreb.

Não perca, igualmente, o Museu Mimara, uma das melhores galerias de arte da Europa. Muito perto encontra-se um conjunto de monumentos de grande interesse e beleza, que compreendem o Teatro Nacional Croata, o Museu Etnográfico, a Biblioteca Nacional e o Jardim Botânico.

Se desejar adquirir um guia de viagem do seu destino, visite a secção de Guias de Viagem.


PROGRAMA DE VIAGEM

1º Dia - Lisboa/Zagreb
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Zagreb. Chegada. Transporte livre ao Hotel. Alojamento.

2º Dia ao Penúltimo Dia - Zagreb
Estadia no Hotel em regime de Alojamento e Pequeno-Almoço. Dias inteiramente livres para actividades de carácter pessoal. Possibilidade de efectuar diversas excursões facultativas.

Último Dia - Zagreb/Lisboa
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Lisboa. Chegada. Fim dos nossos serviços.



SUGESTÕES DE ALOJAMENTO

Palace Zagreb Palace Zagreb - 4 estrelas
Hotel com localização central. Os seus 123 confortáveis quartos dispõem de ar-condicionado, telefone, televisão, rádio e mini-bar e secador de cabelo. O Hotel dispõe ainda de restaurante, bar, e parking.
   
Laguna Zagreb Laguna Zagreb - 3 estrelas
Hotel com 155 quarto e 5 suites, com casa-de-banho privativa, secador de cabelo, privativa, mini-bar, televisão por satélite. O Hotel dispõe ainda de cabeleireiro, salão de beleza, centro de fitness e sauna, restaurante e tabacaria.
   
Golden Tulip Zagreb Golden Tulip Zagreb - 3 estrelas
Hotel fica localizado na zona oeste da cidade. Os seus dispõem de televisão, telefone, mini-bar, ar condicionado e secador de cabelo. Dispõe ainda de restaurante, bar e cabeleireiro.
   
Internacional Zagreb Internacional Zagreb - 3 estrelas
Localizado no centro da cidade. Os seus 370 quartos dispõem de casa de banho completa, TV satélite, telefone e ar condicionado. Dispõe ainda de restaurante, casino, cabeleireiro, agência de viagens e garagem .
   


EXCURSÕES OPCIONAIS

Visita de cidade; Dolac; Catedral de São Estevão; Torre Lotrscak.



Para mais informações e/ou reservas de mini-férias em cidades europeias (ou combinações de cidades) contacte-nos.

Condições Gerais